23.10.09

Diferença entre a propaganda e a publicidade

Propaganda e publicidade não  é a mesma coisa. A propaganda faz uso da mídia, de forma paga, para anunciar um produto ou um serviço. Na propaganda fica evidente que fez o pagamento da mídia pois o anunciante é facilmente identificado. 


A publicidade é feita por meio de mensagem na mídia, todavia essa mensagem não é paga por quem se beneficia ou mesmo é diretamente atingido por ela.


A publicidade é uma notícia que sai na mídia, podendo ser positiva ou negativa. A responsabilidade da publicidade é do meio que a divulga, o jornalista ou editor responsável é quem responde pela matéria e não é pago pela empresa que foi noticiada. A propaganda, como é paga pelo anunciante, não é configurada como propaganda negativa, pelo menos, a empresa não vai, em sã consciência fazer uma propaganda para falar mal de si mesma..



O Dicionário de Marketing afirma que:




“Propaganda: 1. Apresentação de venda impessoal estabelecida em um nível predeterminado, visando a um publico dentro de um período especificado de tempo, e paga por seu patrocinador identificável. 2. Qualquer forma paga de apresentação impessoal de idéias, produtos ou serviços efetuada por um patrocinador identificado.” (Moreira, 1996, 272).


“Publicidade: Atividades para promover uma empresa, ou seus produtos, pela inserção de notícias gratuitas na mídia. Caracterizada basicamente por atividades de relações públicas diretamente relacionadas à promoção de um produto ou serviço envolvendo um investimento bem menor que o da propaganda.” (Moreira, 1996, 276).


Segundo o Dicionário de Propaganda (www.portaldomarketing.com.br)

PROPAGANDA - A divulgação de produto/empresa claramente patrocinada. Atua diretamente no consumidor para induzi-lo a comprar o produto. Quadro comparativo entre publicidade, propaganda e promoção de vendas.


PUBLICIDADE - Toda divulgação de produto/empresa na qual não esteja caracterizado a existência de patrocínio (formato notícia).

PROPAGANDISTA - Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias). 

PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo, fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver Propagandista)

PRESS-RELEASE - Texto informativo preparado especialmente para a imprensa.

2 comentários:

Lolo Branco disse...

Professor, sou formado em Marketing, e gostei muito do seu blog, que por acaso achei no google, a maneira como esclarece as coisas é muito interessante. Volte a escrever né!!!

http://lolobranco.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá,
Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do blog ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta

Editora Quantum – Revista VendaMais

www.editoraquantum.com.br
www.vendamais.com.br