Propaganda e publicidade não é a mesma coisa. A propaganda faz uso da mídia, de forma paga, para anunciar um produto ou um serviço. Na propaganda fica evidente que fez o pagamento da mídia pois o anunciante é facilmente identificado.
A publicidade é feita por meio de mensagem na mídia, todavia essa mensagem não é paga por quem se beneficia ou mesmo é diretamente atingido por ela.
A publicidade é uma notícia que sai na mídia, podendo ser positiva ou negativa. A responsabilidade da publicidade é do meio que a divulga, o jornalista ou editor responsável é quem responde pela matéria e não é pago pela empresa que foi noticiada. A propaganda, como é paga pelo anunciante, não é configurada como propaganda negativa, pelo menos, a empresa não vai, em sã consciência fazer uma propaganda para falar mal de si mesma..
O Dicionário de Marketing afirma que:
“Propaganda: 1. Apresentação de venda impessoal estabelecida em um nível predeterminado, visando a um publico dentro de um período especificado de tempo, e paga por seu patrocinador identificável. 2. Qualquer forma paga de apresentação impessoal de idéias, produtos ou serviços efetuada por um patrocinador identificado.” (Moreira, 1996, 272).
“Publicidade: Atividades para promover uma empresa, ou seus produtos, pela inserção de notícias gratuitas na mídia. Caracterizada basicamente por atividades de relações públicas diretamente relacionadas à promoção de um produto ou serviço envolvendo um investimento bem menor que o da propaganda.” (Moreira, 1996, 276).
Segundo o Dicionário de Propaganda (www.portaldomarketing.com.br)
PROPAGANDA - A divulgação de produto/empresa claramente patrocinada. Atua diretamente no consumidor para induzi-lo a comprar o produto. Quadro comparativo entre publicidade, propaganda e promoção de vendas.
PROPAGANDISTA - Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias).
PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo, fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver Propagandista)
2 comentários:
Professor, sou formado em Marketing, e gostei muito do seu blog, que por acaso achei no google, a maneira como esclarece as coisas é muito interessante. Volte a escrever né!!!
http://lolobranco.blogspot.com/
Olá,
Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do blog ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta
Editora Quantum – Revista VendaMais
www.editoraquantum.com.br
www.vendamais.com.br
Postar um comentário