31.5.06

Não leia matérias sobre marketing

A primeira tarefa do marketing é identificar as necessidades do consumidor. Pesquisando os profissionais de marketing chegarão ao principal objetivo de suas funções, conhecer o seu cliente para poder atendê-lo.

Com o intuito de conseguir conquistar seus clientes, uma vez que já se sabe os seus anseios, os profissionais de marketing vão, conjuntamente com o setor de produção, desenvolver produtos ou serviços que satisfaçam os desejos dos consumidores. O produto será desenvolvido com base nas informações coletadas. Lembrando sempre que quando se fala em produto, imediatamente está se falando de serviço, afinal de contas o produto é algo que serve para resolver problemas. O produto tem que ter sempre um serviço que atende o que o cliente deseja. Os clientes não compram produtos, puro e simples, mas o que o mesmo tem a oferecê-lo como satisfação da sua necessidade. Imagine uma pessoa que vai comprar uma água. O fabricante da água pode ter o melhor produto, mas o mesmo não terá valor algum se não atender a necessidade do cliente que é matar a sede.

Mas não é suficiente ter um bom produto, ou serviço. Para que o produto ou serviço chegue até às mãos do cliente é preciso pensar logisticamente, ou seja, como fazer com que o produto, ou serviço, esteja nas mãos do cliente no momento em que ele precisar. O mesmo cliente que quer matar a sede, somente poderá fazê-lo se tiver ao seu alcance o produto para ser consumido, a distribuição torna-se ponto crucial para que o produto vá do produtor até o consumidor final, nesse momento o atacadista é importante e seu Zé da barraca da esquina fundamental, afinal é lá onde o cliente vai comprar o produto para o consumo. Para que o produto seja consumido tem que estar à disposição do cliente no momento em que o mesmo desejá-lo, esse é o princípio de marketing focado na logística.

O produto já existe, para atender a necessidade do cliente, o mesmo está no ponto de venda para ser consumido mas é necessário que as partes tenham em comum um instrumento básico para que a transação seja realizada. Vendedor e comprador precisam falar a mesma linguagem em relação ao preço. Quando se trata de uma água as estratégias de preço são aparentemente simples, é só verificar o valor e cobrar do cliente, mas o preço vai além dessa simplória análise. O preço é estratégico. Se for barato demais o cliente vai pensar que não presta, se caro demais, não terá recursos para bancar, mesmo se tratando de uma simples água mineral.o preço de venda é determinante para a continuidade de qualquer negócio. A mesma água que é vendida na barraca do seu Zé por R$1,00, é comercializada em um restaurante de a R$2,50, no segundo caso a venda inclui o serviço e o ambiente. Mas, acima de tudo o preço está condicionado a forma de pagamento, na barraca do seu Zé a venda é à vista e o principal para que ele realize a venda é ter o troco. Tive a oportunidade de ter uma aluna, no curso de administração, que era baiana de acarajé, uma baiana de sucesso, filha de uma das mais famosas da Bahia, e uma das estratégias para que a venda do acarajé ocorra não está apenas na qualidade do produto e preço baixo, o primeiro, item algumas baianas têm, o segundo todas, mas o que é determinante para o seu sucesso está na estratégia de trocar dinheiro toda sexta-feira para que não falte troco no final de semana, ter o troco permite que a venda seja realizada. Quando pensar em preço, enquanto estratégia de marketing, pense, acima de tudo, em como facilitar a relação com o cliente relacionada com o pagamento, algumas empresas já perceberam o grande filão que está em condicionar o preço à prestação que o cliente pode pagar.

Finalmente, nada, e é nada mesmo, pode ser vendido sem que seja anunciado. A barraca do seu Zé, só vende água se ele colocar um copinho ou deixar o isopor ou freezer à vista do cliente, isso é estratégia de divulgação, de comunicação. O produto tem que ser bom para que atenda a necessidade do cliente, tem que estar em local adequando para a sua aquisição e consumo e tem que ter preço ajustado à forma que o cliente vai adquirir. Mas, nada funcionará se esse produto não for anunciado. A pata põe um ovo enorme, mas não faz propaganda. Fica calada e ninguém sabe de nada. Já a galinha põe um ovo duas vezes menor que o da pata, mas sabe se comunicar muito bem. Cacareja e faz tanto barulho, chama a atenção, e todo mundo fica logo sabendo que ela pôs mais um ovo.

Na verdade o marketing é composto por 4 elementos fundamentais: produto/serviço, ponto/logística, preço e promoção/comunicação. São os conhecidos 4 P´s do marketing, ou se preferir os quatro pilares do marketing, onde as estratégias se sustentam.

O marketing é a mais dinâmica área de uma organização. Melhor do que ler é fazer, por isso, não leia matérias sobre marketing, faça marketing.

Um grande mestre que tive na pós-graduação me ensinou que: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”. Por isso é melhor fazer.

*Adm. Ito Siqueira é mestre em administração, especialista em marketing, professor universitário e consultor de varejo.

Nenhum comentário: