30.5.06

Quem foi que disse que isso é marketing?

O verdadeiro marketing é aquele realizado com as ferramentas e propósitos dentro do conceito de marketing.Segundo Philip Kotler, o "marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles", (1999, p. 155). Quem utiliza as ferramentas de marketing fora desse conceito está equivocado. Não está fazendo marketing.
Se eu, formado em administração de empresas sem qualquer curso ou habilidade para a área de saúde, resolver fazer uma operação, entrar em um hospital e operar um doente. Vou para sala de operação, visto-me com as roupas do médico, pego um bisturi e corto o paciente ao meio. Tornei-me médico, não é verdade? Afinal de contas estou fazendo tudo que um médico faz. É claro que você deve estar pensando que enlouqueci dando esse exemplo. Somente o médico, dentro da ética de sua profissão, pode exercer a medicina. Quero apenas ilustrar o que ocorre na nossa profissão enquanto gestor de negócios e profissionais de marketing.
Quem usa ferramenta de marketing somente estará fazendo marketing se cumprir os demais conceitos propostos pelo marketing. Assim como na medicina o marketing também tem seu código de ética e deve ser cumprido.
Se alguém faz uma propaganda não necessariamente estará fazendo uma ação de marketing. Pode até ser que o resultado seja positivo, pode até ser que a ação contribua para o crescimento da organização, mas a ação do marketing implica em realizar um conjunto de atividades que proporcione resultados contínuos à instituição e não apenas respostas ao acaso.
A propaganda enganosa é um exemplo clássico de propaganda que na faz parte das ações de marketing. Quem faz propaganda enganosa comente um crime e essa ação torna-se um caso de polícia e não de marketing.
Uma venda com intuito de enganar o cliente também deixa de configurar uma ação de marketing por não conseguir fazer com que a continuidade exista.
Pode parecer piegas a defesa que estou trazendo do marketing querendo coloca-lo como algo perfeito e imaculado. Não é isso que desejo, meu intuito é advertir quanto ao uso incorreto do conceito do marketing para as mais diversas ações que ocorrem no mercado.
Certo dia estava em uma igreja e ouvi o pastor fazer toda a sua preleção enfocando como o marketing prejudica a vida das pessoas. Como assim o marketing prejudica as pessoas? O marketing busca entender o que o cliente deseja para poder atender às necessidades dos mesmos, como é que pode estar prejudicando a vida das pessoas? Acredito que a popularização da palavra marketing, e sua conceituação foi o que fez o mesmo ser julgado como o mal do século.
É comum ouvir as pessoas dizerem, quando desconfiam que alguém ou alguma empresa está querendo enrolar: ISSO É PURO MARKETING! Se pe puro marketing então deve ser coisa boa, afinal o marketing estuda o mercado e busca adaptar produtos e serviços para o melhor proveito dos clientes. Não é que o marketing tenha ficado bonzinho, mas as empresas sabem que estão em um mercado altamente competitivo e não podem errar no trato com seus clientes, precisam acertar no atendimento e no produto/serviço oferecido ao consumidor.
Por muito tempo um bom vendedor era aquele que fazia com que as pessoas comprassem o que não desejavam. Convivi com o comércio por toda a vida, acho que nasci dentro de uma loja e diversas vezes tive a oportunidade de ouvir meu pai dizer que um bom vendedor era aquele que vendia uma camisa vermelha para uma pessoa que entrou na loja chorando e dizendo que a mãe havia morrido. Hoje o conceito de vendas mudou, se uma pessoa entrar chorando por qualquer que seja o motivo, o bom vendedor vai ouvir a história e vai chorar com ele, e nem precisa ter a mãe do cliente morrido para que a comoção seja real. Fazer uma ação de marketing na venda, está relacionada a entender o que o cliente realmente deseja e atender a essa necessidade. Empurrar produtos que o cliente não preciso está longe do que é o conceito de marketing.
Para frisar é sempre bom repetir: Marketing é um conjunto de atividades. Não se faz marketing com uma única ação isolada. Se um comerciante resolver distribuir panfletos sobre o seu negócio e não avisar aos seus funcionários acerca dessa ação, seguramente quando o primeiro cliente chegar com o panfleto, perguntando sobre a promoção, o funcionário dirá que deve ser no concorrente ao lado. Para a divulgação ter bom resultado é preciso que o comerciante tenha o produto, e o mesmo ser bom, ter preços competitivos, poder entregar e fazer clientes satisfeitos.
“Marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação, distribuição” (Dias, 2003, p.2)Marketing é pensar antes, durante e principalmente depois da compra. Para saber se sua empresa faz ou não ação de marketing verifique quantos clientes voltam ou indicam o seu negócio para que outros clientes comprem. O sucesso do cliente é o resultado do profissional de marketing em qualquer organização.

Bibliografia:
DIAS, Sergio Roberto (coordenação). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1998.
____________. Marketing para o século XXI - como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
MOREIRA, Julio César Tavares. Dicionário de termos de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
RICHARDS, Raimar. O que é marketing. São Paulo: Brasiliense, 1994

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