19.5.06

A teoria do cocô... afinal o que é marketing?

Existe uma verdadeira confusão na mente das pessoas para se saber qual é a real proposta do marketing. Para muitos o marketing é sinônimo de enrolação, engodo, enganação, trapaça, algo que consiga fazer o outro de 'trouxa'.
Certo dia numa de minhas aulas sobre o assunto, falei sobre a teoria do cocô. Aquela que todo mundo acredita que o marketing é tão poderoso que consegue vender cocô em latinha, sendo suficiente que a latinha seja bonita, esteja bem posicionada na gôndola (uma vez que são os supermercados os mais dinâmicos nas vendas) e que tenha feito uma propaganda na Globo. Aliás, basta a propaganda na Globo que o pessoal compra. Para minha surpresa um dos alunos, na aula seguinte, me perguntou se eu não iria trazer nada sobre a teoria do cocô, fiquei pasmo e tentei explicar que o marketing tem outros propósitos (coisa que havia tentado fazer durante toda a aula anterior que falava sobre o conceito do marketing).
Muitas pessoas confundem o marketing com vendas ou propaganda. Mas o marketing vai além disso, vender e propagar o produto está dentro do composto do marketing.
Mas afinal, o que é esse tal de marketing?
Segundo Philip Kotler, em seu livro 'Marketing para o século XXI - Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados' editado pela Futura em 1999, "marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes". Se alguém lhe disser algum conceito de marketing não terá sucesso algum para a sua compreensão, mas se analisarmos as palavras acima referendadas como o conceito de marketing - CONQUISTAR E MANTER CLIENTES - poderemos iniciar uma compreensão nítida de que o marketing nada tem a ver com a teoria do cocô, quem comprar uma vez não vai querer comprar novamente. Marketing tem compromisso com o resultado do cliente. Marketing é, acima de tudo, ética e respeito com o consumidor. É verdade que muitos profissionais, que se dizem de marketing, se utilizam de ferramentas mercadológicas para fazer negócios inescrupulosos, mas o marketing anda longe disso.
O verdadeiro marketing se aprende na rua com pessoas comuns, que talvez nunca tenham tido a oportunidade de ler uma única linha sobre o assunto. Certa manhã, como todas em que se tem grande dificuldade de estacionar no centro de Salvador, passei alguns minutos procurando uma vaga. Quase estressado consegui colocar o carro numa vaga apertada com o auxílio de um guardador de carro, ao sair do carro ele me cumprimentou, deu bom dia e disse que ficaria olhando o meu carro. Como já não tinha paciência disse que não queria que ele olhasse e que estava sem dinheiro, foi quando o guardador me deu uma verdadeira aula de marketing. Sorrindo, como estava desde o início, o guardador me disse que não tinha problema quanto ao dinheiro e que estaria olhando o meu carro, que eu poderia ir tranqüilo que ele estaria ali no meu retorno. Naquele momento eu parei e dei certa atenção àquele guardador de carros e o elogiei pela atitude. Afinal de contas, o marketing contempla o encantamento do cliente pela prestação do serviço e o lucro é o fruto dessas ações ... o resultado foi que no meu retorno paguei pelos serviços prestados pelo guardador e saí dali com uma lição de que não precisa de muito para se gerar bons resultados aplicando o marketing nas empresas, organizações, instituições ou no meio da rua. E ainda bem que ele não sabe que está fazendo 'marketing', senão, vai acabar pensando que só deve sorrir se o cliente disser que ele pode olhar o carro, ou pior, somente sorrirá após o pagamento dos serviços prestados.
*Mestre em Administração pela UEX - Espanha, professor universitário
contato via e-mail
ito.s@terra.com.br

Disponível em:
www.vendamais.com.br

Um comentário:

Dil disse...

Olá Professor Ito.
Parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos valorosos sobre marketing. Estou aprendendo muito com suas dicas.

Adilson - SP.